Em Churrasco, Dicas

Querendo descobrir qual a melhor linguiça para churrasco?

Temos listado aqui os melhores tipos e dicas simples e fáceis para você acertar no tempo e sabor da linguiça do seu churrasco na hora de colocar o fogo na brasa.

Na verdade, não tem muito mistério.

A linguiça para churrasco é uma carne muito acessível e fácil de achar nos açougues, supermercados e lojas especializadas, já prontas e temperadas, bastando para tanto, apenas conhecer qual os melhores tipos de linguiça para churrasco.

Melhor Linguiça Para Churrasco: os tipos de linguiças

A linguiça é um embutido feito a partir dos diversos tipos de carnes, como porco, boi, aves, carneiro e até frutos do mar, geralmente moídos e acrescidos de alho, cebola, pimenta e outras especiarias, que definem o seu tempero ao gosto de cada um.

No Brasil, foram introduzidas a partir da colonização portuguesa, e por aqui a utilização de linguiças frescas foi a que melhor se adaptou para o nosso famoso e saboroso churrasco.

As melhores linguiças para churrasco são as frescas e cruas, que não passam por processos de defumação ou que são curadas, e assim evita-se o ressecamento na hora que são assadas na brasa.

Linguiça toscana no espetoToscana

A mais utilizada em churrascos, a tradicional linguiça toscana é feita de carne de porco com gordura, temperos e condimentos que acentuam o seu nobre sabor. Muito fácil de achar nos supermercados, procure sempre pelas marcas mais valorizadas no mercado, para não ter erro no gosto e preparo.

 

Linguiça mista de boi e porco assando na grelhaMista

Leva mistura de carne de porco e de boi, tem um sabor mais suave que a toscana, e também muito utilizada no churrasco. Pode ser grossa, no formato tradicional de gomos, ou fina, que assa mais rápido, e geralmente tem pimenta como um dos seus temperos.

 

 

Linguiça de frango sendo servida no pratoFrango

Possui um sabor mais suave e uma cor esbranquiçada, sendo mais macia. É uma linguiça mais líquida, e por isso é a única que na hora de assar, precisa levar pequenos furos para saída de água do seu interior, evitando assim, que ela estoure durante o cozimento.

 

 

Linguiça de pernil crua em tábua sendo preparada para churrascoPernil

Feita 100% de pernil, uma das partes do porco, geralmente no formato mais fino, e é assada rapidamente. Possui sabor acentuado, pela presença de pimenta, e é ótima para ser servida de petisco, como uma das entradas do churrasco.

Dicas de preparo da linguiça para churrasco

Como vimos, as linguiças para churrasco são ótimas opções para servir de aperitivos, a primeira das carnes a ser servida no churrasco, pois assam rapidamente e não demandam trabalho de preparo anterior.

Além disso, as linguiças prontas já vêm condimentadas e temperadas de acordo com o tipo de cada uma, você não precisa se preocupar muito com o tempero.

Basta colocar a linguiça para assar, para isso existem dicas que melhoram o sabor dela na hora de servir.

#1) Prefira colocar as linguiças em grelhas, e não em espetos, pois estes podem furar a membrana que protege as linguiças, deixando escapar a gordura e fazendo com que ela seque mais rapidamente.

#2) Mantenha sempre a uma altura média da brasa, não muito baixo, pois a linguiça perto do fogo faz queimar rapidamente por fora e fica crua por dentro.

#3) Paciência é o segredo de todo churrasqueiro. Vá virando sempre a linguiça na brasa, usando um bom pegador de carne grande alcance, com carinho e atenção para que ela asse por igual.

#4) Procure sempre servir na hora de partir em fatias, de preferência com cortes de uma boa faca afiada e na diagonal, para não despedaçar e desperdiçar algumas partes.

#5) Se você preferir algo mais completo mesmo com o tempero marcante da linguiça, vale investir em alguns molhos simples, servidos à parte aos convidados, como molho de limão com ervas finas, molho de pimenta, mostarda, ketchup, e outros da sua preferência.

Na sua opinião: qual a melhor linguiça para churrasco?

Listamos aqui os melhores tipos de linguiças para churrasco e, no final das contas, a melhor acaba sendo aquela que mais agrada o seu gosto pessoal.

Ambas são deliciosas e cabem muito bem em um bom churrasco.

Com nossas dicas, agora está na hora de você por em prática. Convide seus amigos e familiares para aquele churrasco onde todos vão sentir a diferença no seu preparo e sabor.

Se você gostou do nosso conteúdo, considere compartilha-lo nas suas redes sociais.

Bom apetite!

Banner horizontal com oferta especial para buffet para festas e eventos
Publicações Recomendadas
Carnes na churrasqueira